Empresarial

O que funciona neste feriado nacional de 15 de novembro

O Brasil celebra mais um feriado nacional nesta quarta-feira (15), celebrando o dia em foi proclamada a República no país.

Por ser considerado feriado nacional, podem funcionar na data somente serviços considerados essenciais e a maioria dos trabalhadores estarão de folga na ocasião. No entanto, por ser uma data no meio da semana, as empresas provavelmente não oferecerão emenda na quinta e sexta-feira, isso porque na segunda-feira seguinte, dia 20, é outro feriado, dia da Consciência Negra e embora não seja nacional, vários estados decretaram o dia como feriado.

Embora a folga seja de apenas um dia, é importante saber o que funciona ou não nesta quarta-feira (15) para os consumidores e contribuintes evitarem dores de cabeças.

O que funciona no feriado de 15 de novembro

Para começar, a Bolsa de Valores não funcionará na data, por isso não haverá operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3. As atividades já retornam já na quinta-feira (16), pois não haverá emenda.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias também estarão fechadas no dia, mas o autoatendimento e as transações financeiras como Pix funcionam normalmente.

Pagamentos de boletos e transferências por TED somente serão processados no próximo dia útil, na quinta-feira. Por isso, contas de consumo de água, energia e outros que tenham vencimento dia 15 podem ser pagos sem acréscimo no dia 16.

Os Correios informam que não haverá atendimento nas agências na ocasião também. Quem precisar do serviço na data, haverá apenas o plantão emergencial nos aeroportos Internacional de Guarulhos, Antônio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont.

Já os shoppings podem abrir e devem funcionar em horário diferenciado, das 14h às 20h.

Os postos de saúde não têm atendimento na data, mas as Unidades de Pronto Atendimentos 24h (UPAs) funcionam normalmente, assim como os hospitais.

Leia mais:

Proclamação da República: ponto facultativo ou feriado nacional?

Fonte: Portal Contábeis