Economia

Caixa estuda pagar seguro-desemprego com Drex

A Caixa Econômica Federal estuda disponibilizar benefícios sociais sem acesso à internet usando a moeda digital Drex, do Banco Central (BC).

De acordo com fontes do Valor Econômico, a solução pode ser aplicada aos pagamentos do:

  • Bolsa Família;
  • Seguro-desemprego;
  • Seguro-defeso.

A solução de acesso aos benefícios sem o uso da internet é voltada a beneficiários que habitam em regiões sem acesso ou com acesso limitado à rede e que necessitam se deslocar para fazer o saque do benefício em dinheiro.

Na prática, o valor do benefício seria transferido para um token offline que pode ser, um cartão pré-pago, convertendo Real em Drex. O beneficiário poderia usar esse cartão em qualquer lugar que aceitar o Real Digital, via maquininha de cartão que funcione também offline, explica o vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, Marcos Brasiliano, ao Valor Econômico.

Diante disso, sempre que o beneficiário usar o cartão, os Drexes são transferidos imediatamente por meio de criptografia de dados para a maquininha do vendedor.

Vale ainda mencionar que as informações ficam armazenadas no local até que a maquininha tenha conexão à rede de internet. 

“A atualização dessa transação [para o banco] se daria no momento em que a maquininha tivesse conexão à rede de internet”, diz Brasiliano.

Drex

Drex é uma Moeda Digital de um Banco Central (CBDC, na sigla em inglês). A moeda foi criada como alternativa de um dinheiro com o mesmo valor em papel, porém, agora, digital.

O usuário, para usufruir dessa nova tecnologia, utilizará “tokens” com os valores de cada moeda digital, que nada mais é que códigos gerados pelo BC.

Vale destacar que os valores também poderão ser trocados por dinheiro físico, da mesma forma que os valores em papel-moeda também poderão ser digitalizados.

Um ponto a ser ressaltado é que o acesso ao Drex poderá ser feito por meio de carteiras digitais ou por meio de instruções dos bancos que operacionalizarão a nova tecnologia.

Com informações do Valor Econômico

Fonte: Portal Contábeis