Para aqueles empresários do setor varejista e industrial, as celebrações de fim do ano podem ser uma época crítica, já que enfrentam o desafio de evitar o desperdício de estoques.
Diante dessa realidade, os empreendimentos que encontram soluções mais eficazes e sustentáveis acabam saindo na frente de seus concorrentes.
De acordo com o CEO da Movestock, Rafael Davi Valentini, o desperdício de estoques é um desafio crítico que as empresas enfrentam neste final de ano.
Verifica-se que esse desperdício mostra-se como uma questão de grande impacto econômico, o que acaba resultando para o negócio:
- Perdas financeiras diretas;
- Aumento dos cursos de armazenamentos;
- Afetam os preços dos produtos.
Por sua vez, a falta de produtos no estoque resulta na perda de vendas e, consequentemente, cliente, contribuindo para a desaceleração do crescimento econômico.
Por esse motivo, atingir o equilíbrio nesse período pode ser uma grande obstáculo, já que essa época, grande parte das vezes, desencadeia o problema devido a um planejamento mal formulado, mudanças repentinas nas preferências do consumidor e falta de gestão.
Diante disso, confira dez dicas para evitar perdas no estoque:
- Faça um inventário de estoque;
- Tenha cuidado com as compras;
- Controle os recebimentos;
- Verifique a rotatividade dos produtos;
- Faça uma boa gestão de estoque;
- Realize a previsão de demanda;
- Observe os indicadores;
- Use um sistema de gestão;
- Capacite a equipe;
- Faça promoções.
Com informações da Carolina Lara Comunicação e eSales
Fonte: Portal Contábeis