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Como funciona o atendimento nos mutirões do INSS?

Com o objetivo de intensificar as ações de atendimento extraordinário e reduzir as filas para avaliação dos benefícios, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , em parceria com o Ministério da Previdência, tem promovido mutirões.

Nos mutirões promovidos pelo INSS, todos os atendimentos são feitos mediante antecipação de agendamento, podendo ser feito de duas formas:

  • O INSS liga para o segurado e diz que há a opção de agendar o atendimento;
  • Quando o INSS divulga que a agenda de avaliação social ou perícia médica estará aberta e os segurados fazem o agendamento através do site, aplicativo Meu INSS ou central 135.

Por outro lado, os atendimentos para entrega do Atestmed, que substitui a perícia presencial, podem ser feitos sem agendamento nas Agências da Previdência.

Vale deixar claro que não há atendimento espontâneo nos mutirões, isto é, quando a Agência da Previdência abrir no final de semana para fazer o atendimento extra somente quando os segurados estejam previamente agendados passarão pelo exame ou avaliação social.

Além disso, aqueles que estão agendados para avaliação ou perícia médica devem levar seus documentos médicos no dia do atendimento no INSS. As informações são:

  • Laudos médicos;
  • Atestados;
  • Receitas.

Fonte: Portal Contábeis