Contábil

EQT: inscrições para 1ª edição de 2024 estão chegando ao fim

Estão abertas as inscrições para o primeiro Exame de Qualificação Técnica (EQT) de 2024, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que contempla a 26ª edição do registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e a 9ª edição do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC). 

De acordo com o Edital n.º 1/2024, as provas serão aplicadas em formato presencial pelo Instituto Consulplan, entre os dias 22 e 27 de abril, em todo o território nacional.

As inscrições acabam já nesta semana, nesta quinta-feira (7), às 16h (Horário de Brasília) e quem tiver interesse pode se inscrever pelo site oficial da banca examinadora. A taxa de inscrição para cada prova é de R$ 244,00, a ser recolhida via boleto bancário.

Muito se fala sobre fazer a prova e sua obrigatoriedade, mas nem todos os profissionais sabem a finalidade desse exame ou sua importância. Por isso, tire suas dúvidas abaixo com os especialistas do CFC.

“O exame é um pré-requisito para profissionais que pretendem atuar como auditores nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pelas sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelas sociedades supervisionadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), bem como para os profissionais que desejam operar como peritos contábeis”, explica o vice-presidente de Registro do CFC, Carlos Henrique do Nascimento.

Qual a importância do EQT

O EQT é voltado para todos os contadores com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Após a aprovação, o profissional é incluído no CNAI e/ou no CNPC do CFC. Para se manter nos cadastros, é preciso cumprir uma pontuação anual obrigatória no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Essa pontuação é obtida por meio da participação em cursos credenciados, conforme previsto na Norma Brasileira de Contabilidade, NBC PG 12 (R4). 

“Os contadores que fazem parte dos cadastros são qualificados e estão sempre se atualizando para poder oferecer um trabalho de excelência para a sociedade. Dessa forma, um dos objetivos principais do EQT é estimular o aperfeiçoamento constante dos profissionais na execução do trabalho a ser desenvolvido no setor de Auditoria Independente e de Perícia Contábil. Há uma grande demanda do mercado na área. Portanto, a aprovação no exame é um diferencial na carreira”, afirma.  

Com informações CFC

Fonte: Portal Contábeis