Os softwares de ERP (ou Planejamento dos Recursos da Empresa quando traduzido para a língua portuguesa) são sistemas de gestão empresarial para automatizar os processos manuais, além de armazenar dados e unificar a visualização de resultados.
Diante disso, o ERP tem a função de centralizar o fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisões.
Com a utilização do ERP, a empresa consegue ter mais autonomia na hora de executar tarefas diárias e o setor de finanças consegue ter um controle total do fluxo de caixa.
Atualmente, há vários sistemas sendo utilizados na gestão empresarial e, muitas vezes, as que ainda não chegaram a adotar um software ERP acabam necessitando de vários softwares a fim de ter mais visibilidade das frentes do negócio.
Com esse cenário, as informações acabam se perdendo e os dados copiados podem ser usados de maneira equivocada, causando ainda mais dores de cabeça e gasto de tempo para localizar problemas ao empresário.
Agora, se o empreendedor, a fim de evitar complicações, integrar um sistema ERP, terá uma maior organização do volume de informações geradas pela empresa, além de contar com uma estrutura mais robusta.
Com a introdução do ERP, é possível a criação de módulos que melhoram o funcionamento da rotina e no auxílio da gestão do negócio, fazendo com que a empresa funcione alinhadamente.
Dentre as principais características dos softwares ERP estão:
- Integração rápida e facilitada entre áreas;
- Flexibilidade para se adaptar a diferentes negócios;
- Fluxo de informações único;
- Processos automatizados;
- Acompanhamento de dados em tempo real para tomar decisões ágeis.
Principais benefícios do ERP
- Processos automatizados;
- Redução no tempo investido em controle de entregas e fechamento de envios;
- Melhor qualidade de dados informados;
- Redução de riscos e erros.
Com informações Senior
Fonte: Portal Contábeis