O WhatsApp é uma ferramenta que a cada dia revoluciona mais no mercado e isso não é diferente para o setor de vendas, visto que 8 em cada 10 empresas utilizam a plataforma para esse tipo de negócio.
Apesar disso, treinamentos e padronização ainda devem ser alinhados, em especial em pequenos negócios.
Para o consultor de negócios do Sebrae-SP, Alexandre Moreira, em uma pesquisa feita com
empresários a respeito de treinamento com funcionários por telefone, foi revelado que o atendimento por WhatsApp mostrou-se pouco, mesmo com a maioria dos contatos sendo feitos por ali.
A profissionalização do atendimento ao cliente, conforme explica o consultor, seja para causar uma boa impressão, seja para organizar os atendimentos maximizando a performance é essencial.
“Se o empresário profissionaliza esse canal de vendas, tem treinamentos periódicos, a tendência é que ele tenha uma comunicação muito mais bem qualificada com o lead e, consequentemente, tende a vender mais”, afirma o CEO da consultoria de vendas Destruindo Metas, Giovanne Saraiva.
Diante disso, confira abaixo os principais pontos de como usar o WhatsApp de maneira eficiente a fim de alavancar os atendimentos e vendas de um negócio:
- Tenha dados completos no WhatsApp e adote um padrão;
- Tempo de resposta para o cliente deve ser rápido e com qualidade;
- Utilização de chatbot pode ser útil, porém é importante ter cuidado;
- Usar software de CRM e manter ligado ao WhatsApp;
- Utilizar ferramentas externas;
- Atente-se às novas funcionalidades do aplicativo.
Com informações do Estadão PME
Fonte: Portal Contábeis