Economia

RS: governo mantém antecipação de benefícios em junho

As medidas adotadas em benefícios sociais e previdenciários de antecipação de pagamentos às famílias do Rio Grande do Sul serão mantidas neste mês de junho.

Vale lembrar que as cidades do estado gaúchos estão em situação de emergência ou em estado de calamidade pública devido às enchentes.

Nesta segunda-feira  (17) começa o pagamento de R$ 600 à todos os beneficiários gaúchos do Bolsa Família, sem precisar considerar o calendário do programa.

Da mesma forma, o Auxílio Gás também será depositado hoje (17) para todos os moradores das cidades que foram afetadas pelas fortes chuvas. O valor deste mês será de R$102.

As aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram unificadas para os gaúchos com benefícios como pensão e Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo pagas agora na próxima segunda-feira (24).

Em relação ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ele também foi liberado antecipadamente aos moradores gaúchos, estando disponível desde o dia 15 de maio a todos os nascidos em julho e agosto.

O pagamento de duas parcelas do seguro-desemprego também foi estabelecido pelo governo para aqueles cidadãos que já recebiam o benefício ou tiveram o pedido liberado antes do dia 5 de maio, mas é preciso levar em consideração a demissão sem justa causa entre 1º de dezembro e 5 de maio.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego, o valor extra será liberado junto com a última parcela, logo, a data não é a mesma para todos os beneficiários e a previsão é que o pagamento seja realizado até o mês de agosto.

Com informações adaptadas da Folha de S. Paulo

Saiba mais: Webinar Exclusivo: novas mudanças para os contribuintes do RS

Fonte: Portal Contábeis