Neste domingo (30) acontece a primeira edição do ano do Exame de Suficiência e também marca a primeira edição realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A prova, que conta com mais de 47 mil inscritos, acontece às 10h (horário de Brasília) e os candidatos devem chegar antes ao local de prova para evitar que percam o horário e fiquem para fora da prova.
Embora a aprovação no certame seja obrigatória para o registro e exercício da profissão contábil, nesta reta final de preparação os candidatos devem tomar alguns cuidados para não chegarem exaustos no domingo e não estarem preparados para fazer a prova.
Alguns cuidados e preparações que valem fazer nos próximos dias:
- Conferir o seu local de prova;
- Simular o trajeto da sua casa ou de onde estiver no dia até o local de prova no Google Maps, Waze e outros para saber o tempo estimado e ainda acrescentar mais uma margem para não perder o fechamento dos portões;
- Leia o edital e confira quais documentos devem ser apresentados e quais são aceitos;
- Confira se é possível levar alimentos e quais as condições para que eles entrem na prova;
- Não esqueça sua caneta e mais uma reserva;
- Cuide da saúde física e mental: não adianta estudar muito e não cuidar da saúde física e mental. Dormir bem, ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos são fundamentais para manter a mente e o corpo em forma para enfrentar a prova. Além disso, é importante ter momentos de lazer e descanso para evitar o estresse e a ansiedade;
- Procure apenas retomar temas de maior dificuldade nesta semana e fazer simulados, mas evite estudar na véspera e causar desgaste, afinal, você também precisa descansar.
A prova será composta por 50 questões objetivas, cada uma valendo um ponto. Os assuntos abrangidos incluem:
- Língua Portuguesa Aplicada;
- Matemática Financeira e Estatística;
- Noções de Direito e Legislação Aplicada;
- Legislação e Ética Profissional;
- Teoria da Contabilidade;
- Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
- Contabilidade Geral;
- Contabilidade de Custos;
- Contabilidade Gerencial;
- Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
- Controladoria;
- Auditoria Contábil;
- Perícia Contábil.
Fonte: Portal Contábeis