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Auxílio-Inclusão: saiba quem pode solicitar o benefício do INSS

Entre os benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está o Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência (PcD), que oferece o valor de meio salário mínimo para aqueles que trabalham ou começaram a trabalhar e recebem até dois salários mínimos. O benefício é uma forma de incentivar o ingresso de PcDs no mercado de trabalho.

O Auxílio-Inclusão pode ser solicitado pela pessoa com deficiência que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), trabalhe ou comece a trabalhar. O BPC deve estar:

  • Ativo; ou
  • Suspenso ou cessado nos últimos 5 anos imediatamente anteriores ao início da atividade remunerada; ou
  • Suspenso por ingresso ao mercado de trabalho.

Para solicitar o Auxílio-Inclusão basta fazer o pedido pela internet, sem necessidade de atendimento presencial. Veja o passo a passo:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite “auxílio-inclusão”;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Consultar Pedidos”;
  • Encontre seu processo na lista;
  • Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.

 

Fonte: Portal Contábeis