O retrabalho é uma prática comum no mercado de trabalho, porém não é vista com bons olhos. Assim como o próprio nome explica, trata-se da necessidade de refazer uma tarefa.
Isso, dentro dos escritórios de contabilidade pode acontecer frequentemente, podendo comprometer a competitividade e dificultar o relacionamento com os clientes.
Nesse tipo de ambiente, a necessidade pelo retrabalho pode vir por diversas razões:
- Má organização dos documentos;
- Dificuldade de comunicação com o cliente;
- Rotatividade nos escritórios contábeis;
- Terceirização do trabalho.
Diante de todas essas questões, surge o questionamento se esse retrabalho deve ou não ser cobrado do cliente.
Segundo o sócio da DWC Contábil, Danilo Campos, deve sim haver a cobrança de serviços contábeis feitos novamente, porém a partir do segundo retrabalho, já que pode ser que o primeiro foi por força maior, por exemplo, esquecimento do envio de notas de devolução.
Com base nisso, Campos orienta que o melhor a ser feito para evitar o retrabalho é dar um prazo para que o cliente envie os documentos e também para o escritório enviar os impostos, contribuições e documentos de análise, bem como tudo que for importante para harmonia entre ambos.
Ele ainda explica ser fundamental deixar muito claro quais documentos são necessários para realizar os trabalhos e a importância de cada um deles.
“Criar uma rotina e processos internos, além de alertas, por e-mail, aplicativos ou informes rotineiros, também ajudam”.
CONBCON 2024
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Fonte: Portal Contábeis