Nesta quinta-feira (15) o Banco Central (BC) emitiu um comunicado alertando sobre o vazamento de dados pessoais de 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual.
A exposição dos dados vinculados ao Pix aconteceu entre 23 de julho e 5 de agosto e aconteceu em razão de falhas pontuais dos sistemas da instituição.
O BC afirmou que foram expostos apenas dados cadastrais, como nome, número parcial do CPF (apenas alguns dígitos), agência, banco, número e tipo de conta. Dados sensíveis como senhas, saldos e outras informações sob sigilo bancário não foram expostos.
Clientes do BTG Pactual que tiveram informações da chave Pix vazadas serão notificados pelo internet banking ou aplicativo do banco. Usuários devem ficar atentos às formas de comunicação, já que o banco não usa outros meios de comunicação e caso receba alguma coisa em SMS, e-mail e outros, pode ser um golpe.
Esse é o oitavo vazamento de dados de instituições financeiras apenas em 2024 e o Banco Central afirmou que medidas já foram tomadas para apuração de cada caso e serão aplicadas as medidas previstas na regulação vigente do banco.
Saiba mais:Informações de mais de 87 mil chaves Pix foram vazadas, confirma BC
Fonte: Portal Contábeis