Os gastos com energia elétrica correspondem a uma boa fatia dos gastos do empreendedor que podem ultrapassar facilmente as dezenas de milhares de reais por mês.
O Mercado Livre de Energia está disponível, desde janeiro de 2024, para qualquer empresa conectada à rede de média e alta tensão.
Em geral, essas empresas possuem gastos a partir de R$ 7 mil por mês na conta de luz.
Com o Mercado Livre de Energia, as empresas têm a liberdade para escolher uma distribuidora, o recebimento de energia gerada pelas fontes renováveis e a possibilidade de uma economia bastante considerável.
Apesar dessa economia, o que algumas empresas desconhecem é que, além da migração, outras estratégias podem gerar uma redução de até 50% na conta de luz.
Para o diretor da Erco Energy, Vitor Piva, “é muito comum que, ao iniciarmos conversas sobre a migração para o mercado livre com um cliente, a gente identifique que sua demanda está mal contratada ou que ele está pagando multas desnecessárias. Tudo isso torna sua conta mais cara”.
Piva ainda explica que por mais que as empresas tenham noção do que gastam mensalmente, nem sempre é possível compreender tudo o que está sendo cobrado.
“Podemos atribuir isso à complexidade da conta, ou à falta de suporte da distribuidora e do regulador”.
Como reduzir o consumo de energia elétrica?
- Faça uma revisão da instalação elétrica;
- Conscientize seus colaboradores;
- Estabeleça metas de redução;
- Atente-se ao uso do ar-condicionado;
- Opte por lâmpadas LED;
- Aposte em uma fonte de energia limpa.
Com informações da Exame
Fonte: Portal Contábeis