Tecnologia

BC confirma instabilidade no Pix mas ressalta que sistema já foi normalizado

Nesta segunda-feira (14) um dos principais temas que repercutiram nas redes sociais foi a instabilidade na ferramenta Pix, do Banco Central, que aparecia “fora do ar” em diferentes bancos, o que levou milhares de usuários a relatarem problemas na recém-retomada rede social X, no Instagram e Whatsapp. O assunto também se tornou um dos mais buscados do Google.

O BC, responsável pelo sistema, confirmou a falha no Pix, afirmando que aconteceram “problemas técnicos” durante o dia, mas que a situação foi resolvida ainda ontem.

“Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, informou o BC em nota.

O site Downdetector, que rastreia justamente sites e sistemas fora do ar, registrou mais de 1.300 reclamações em poucas horas sobre o Pix fora do ar. Na ocasião, as instituições financeiras deram diferentes alertas aos clientes sobre a instabilidade.

Ao tentar realizar um Pix, em alguns aplicativos a funcionalidade não abria, em outros a transferência aparecia como “Pix em processamento” e em alguns bancos o erro que constava era “O Pix não está funcionando como esperado. Tente de novo mais tarde”.

A situação, no entanto, já foi normalizada e nesta terça-feira (15) os relatos de instabilidade cessaram.

 

Fonte: Portal Contábeis