Nesta semana, foi aberta uma investigação para apurar pelo menos três casos no Amazonas, Rio Grande do Sul e Sergipe, em que eleitores estão sendo enganados, acreditando ser o candidato o emissor de mensagens artificialmente criadas com um conteúdo não dito por ela.
Mesmo que o período eleitoral ainda não tenha iniciado, vale destacar que esse tipo de adultério não acontece apenas nessas épocas e meios, podendo ser vista também no mundo empresarial.
Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), isso ficou ainda mais evidente, fazendo com que golpistas passassem a clonar fotos, informações e portfólios de uma marca para dar ofertas inexistentes.
Por meio da tecnologia, foi possível enviar mensagens de áudio por WhatsApp para o público, dando a possibilidade de abrir prejuízos financeiros para o consumidor e empresa, além da própria marca.
Diante disso, é fundamental sempre comunicar os clientes e seguidores as campanhas em atividade, além de orientá-los para o uso apenas dos canais oficiais da empresa.
Além disso, trabalhar somente com perfis de influenciadores verificados também é importante, já que assim é possível inibir a criação de conteúdo mentiroso.
O que fazer em casos de golpe com a IA?
Se a empresa foi vítima de um golpe, é necessário investir na comunicação com o público e se posicionar o mais breve possível.
Um outro ponto importante é que as empresas devem estar sempre com suas redes e sites atualizados, lembrando sempre seu público quais são seus canais oficiais.
Depois, o empresário pode buscar assistência na justiça para investigar o caso.
Investir nesses cuidados é de grande importância para minimizar estragos imensuráveis para a marca.
Fonte: Portal Contábeis