artisan selection travel stories escort listings exclusive offers official site ceramic mugs home decor travel stories storefront adult services local directory home decor online store urban lifestyle escort listings best deals best deals product catalog home decor official site escort listings urban lifestyle local directory ceramic mugs storefront adult services creative works best deals shop now product catalog escort listings local directory buy online urban lifestyle handmade gifts product catalog official site shop now escort listings exclusive offers online store ceramic mugs premium collection travel stories escort listings exclusive offers exclusive offers storefront local directory online store home decor city guide exclusive offers adult services urban lifestyle creative works travel stories home decor local directory home decor
Economia

Bares e restaurantes represam preços para não perder clientes

Os bares e restaurantes estão adotando uma estratégia cautelosa em relação ao repasse de preços, numa tentativa de manter sua clientela em meio a um cenário de baixa no movimento. A inflação dos alimentos consumidos fora do lar demonstra ser significativamente menor em 2024 do que a dos alimentos consumidos dentro do domicílio. Em abril, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para a alimentação fora do lar foi de 0,39%, praticamente em linha com o índice geral de 0,38% e bem abaixo dos 0,81% registrados para os alimentos dentro do domicílio.

Os alimentos e bebidas, principais insumos dos bares e restaurantes, registraram um aumento de 0,70% em abril, acumulando uma alta de 3,59% nos primeiros quatro meses do ano. Contrastando com essa variação, a inflação acumulada da alimentação fora do lar no mesmo período ficou em 1,48%, abaixo até mesmo da média de inflação geral, que é de 1,80%.

“Este comportamento de preços pode ser interpretado como uma resposta estratégica dos empresários do setor, que preferem absorver parte dos custos adicionais a repassá-los aos consumidores, temendo uma redução no fluxo de clientes. O índice Abrasel-Stone, que mede o volume de vendas, mostra que estamos desde dezembro com movimento abaixo dos mesmos meses do ano passado”, explica o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

A pressão inflacionária e as dificuldades corroboram os resultados de uma pesquisa recente realizada pela Abrasel, que ouviu 3.069 empresários em todo o país. O estudo mostrou que, em março, quase dois terços dos empreendedores operaram sem conseguir fazer lucro. Ao todo, 25% disseram estar no vermelho e 40% afirmaram atuar em equilíbrio, enquanto apenas 35% realizaram lucro.

A Abrasel acompanha com atenção a realidade vivida no Rio Grande do Sul, que pode impactar significativamente a economia do país. No momento, a entidade está focada em oferecer apoio às vítimas das enchentes no estado, bem como monitorar a situação dos empreendedores gaúchos que sofrem com alagamentos ou com a falta de insumos e energia.

Fonte: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)

Fonte: Portal Contábeis