A Black Friday 2024 já tem data marcada no calendário e está prevista para acontecer no dia 29 de novembro. Há pouco menos de dois meses, as pequenas e médias empresas (PMEs) já podem ir se preparando e estudando estratégias para que o período seja de muito lucrativo.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCComm) revelou que o faturamento deste ano na Black Friday deve chegar aos R$ 205,11 bilhões, cerca de 10% a mais do que o ano passado e é considerado um dos melhores da história.
Com a data já próxima, o CEO da Belieeve Group, Marcus Calixto, o quanto antes um negócio iniciar sua preparação para o período, melhores são as chances de ótimas vendas.
“Antecipação é tudo neste momento para nada sair do controle e a experiência do cliente não seja prejudicada. Veja se seu estoque é suficiente, elabore um planejamento estratégico, revise campanhas anteriores, veja o que deu certo e o que não deu certo”, explica Calixto.
Além disso, o CEO frisa que é fundamental ter uma equipe preparada para responder e tirar todas as dúvidas dos clientes nesse período, reforçando que o e-commerce precisa também estar bem estruturado e capaz de atender um grande número de pessoas.
Segundo Calixto, “ter um site que dificulte a navegação certamente deixará o cliente confuso e diminuirá a sua intenção de compra. Um site responsivo e bem agradável esteticamente com todas as informações necessárias de fácil entendimento ganha destaque”.
Para aproveitar um possível cenário positivo para as vendas, as PMEs devem aproveitar as ferramentas disponíveis que a tecnologia nos traz e também fazer um bom uso da sua base de dados para entender o comportamento do perfil de compra e consumidor.
“Isso ajudará o empreendedor a elaborar as melhores estratégias para serem usadas. Para colher esses dados, podemos utilizar questionários de satisfação com o cliente após a compra e métricas de marketing digital como taxas de cliques, engajamento nas redes sociais, taxa de conversão e outros”, explica.
Outra recomendação do CEO para o período é que para atrair os antigos clientes as empresas podem encaminhar pushs com base nos pedidos de compra ou baseado no que ele selecionou em seu carrinho, sempre lembrando de mostrar ofertas que chamem a atenção e que possam atrair.
“Além das ofertas, outro ponto que vale a pena destacar são o oferecimento de frete grátis acima de determinado valor e também promoções que servem de chamariz como o famoso ‘compre dois e pague um’ que sempre chamam a intenção”, finaliza.
Com informações Rede Gazeta de Comunicação
Fonte: Portal Contábeis