A Black Friday de 2023 irá acontecer no dia 24 de novembro. A expectativa é de que dois em cada três brasileiros realizem compras nesta data, conforme dados divulgados pelo Google.
Essa expectativa positiva se deve ao fato de que este ano terá menos interferências em comparação com as edições anteriores, que foram marcadas pela pandemia, eleições e Copa do Mundo no ano passado.
Apesar de um desempenho de vendas morno em 2022, parte da estratégia adotada no ano passado será mantida: as varejistas iniciaram antecipadamente as promoções em um “esquenta” ao longo de todo o mês de novembro para maximizar as vendas.
Diversos produtos de diversas categorias, como eletrônicos, produtos de beleza, livros, itens para a casa, entre outros, estarão em promoção, com descontos que podem chegar a 80% no período que antecede a Black Friday propriamente dita.
Promoções de Black Friday
As principais varejistas já estão com suas ações promocionais em andamento. A Amazon, por exemplo, oferece mais de 25 mil ofertas com descontos de até 50% em diversas categorias.
A Americanas, em recuperação judicial, promete ofertas e condições de pagamento diferenciadas, incluindo cashback para pagamentos com o app Ame.
As Casas Bahia já estão com descontos de até 40%, enquanto a Magazine Luiza oferecerá descontos de até 80% durante todo o mês de novembro, incluindo promoções-relâmpago chamadas de “Agora ou Nunca”.
O Mercado Livre investirá mais em mídia e cupons de desconto, com ofertas de até 70% em diversas categorias. A Shein e a Shopee também terão promoções significativas, incluindo cupons de desconto e frete grátis.
Essas estratégias visam atrair consumidores e impulsionar as vendas durante o período da Black Friday, considerado crucial para o varejo.
Fonte: Portal Contábeis