O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou um aumento expressivo de 52% na oferta de crédito para os pequenos negócios no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os dados foram confirmados pelo diretor financeiro e responsável pelo crédito digital para micro, pequenas e médias empresas do BNDES, Alexandre Abreu, em uma entrevista ao Poder360.
“Estimamos que essa deve ser a tônica do ano, ao redor de 52%. Com isso, a gente deve ter um desempenho fantástico no ano de 2024 também”, afirmou o diretor.
Ele acredita que a injeção de recursos certamente impulsionará o crescimento dos negócios de menor porte.
Apenas nos três primeiros meses deste ano, o BNDES aprovou um total de R$ 13,2 bilhões em crédito para micro, pequenas e médias empresas, excluindo os fundos garantidores.
Quase metade dos recursos aprovados pelo banco para operações de crédito ao longo de 2023 foram destinados às empresas de pequeno e médio porte. Esse comprometimento totalizou impressionantes R$ 107 bilhões, representando um aumento de 53% em comparação com o ano anterior.
Essa tendência de aumento no apoio financeiro aos pequenos negócios não apenas fortalece o tecido empresarial do país, mas também sinaliza um futuro promissor para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Com informações do Poder 360
Fonte: Portal Contábeis