Dirigentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e de outras entidades do sistema contábil brasileiro estiveram na Espanha participando de eventos e reuniões estratégicas a fim de trazer desenvolvimento para as atividades profissionais da área contábil no Brasil.
Na última quinta-feira (21), a comitiva participou do 1º Seminário Internacional de Excelência em Governança Pública, uma produção conjunta da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Comitê de Integração Latino Europa-América (CILEA), Rede Governança Brasil (RGB), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Conselho Geral de Economistas da Espanha e a Federação Internacional de Contadores (IFAC).
De acordo com o vice-presidente de Governança e de Gestão Estratégica do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, é importante debater estratégias da participação da entidade no evento.
“Pudemos compartilhar com o mundo informações sobre o protagonismo da nossa instituição no tema governança. O CFC tem atuado em todos os estados brasileiros com essa temática, evidenciando boas práticas desenvolvidas na área. Não há dúvidas de que o Brasil está despontando como liderança global na governança e na sustentabilidade”, apontou.
Ainda na última sexta-feira (22), a comitiva foi à assembleia do Comitê de Integração Latino Europa-América (CILEA), que contou com representantes de organizações contábeis de 21 países.
Na assembleia, foram debatidas questões sobre padrões de sustentabilidade para micro e pequenas empresas, combate à lavagem de dinheiro, ocultação de ativos e financiamento do terrorismo e o convênio entre GLENIF e CILEA voltado à gestão de micro e pequenas empresas.
Além disso, no encontro, veio à tona uma discussão sobre as tratativas de governança e sustentabilidade sendo, inclusive, sugerido que a articulação global do tema nas representações internacionais fique a cargo do Brasil.
É válido destacar que, atualmente, o Brasil é protagonista nas questões de governança e líder na temática sustentável junto à classe contábil.
Com informações do Conselho Federal de Contabilidade
Fonte: Portal Contábeis