A desenvolvedora do ChatGPT, a OpenAI, fez um estudo que revelou quais profissões devem ser “altamente expostas” à essa inteligência artificial, considerando que utilizar a ferramenta pode contribuir para a conclusão de tarefas em metade do tempo do que um humano faria.
Entre as profissões diretamente impactadas, segundo a empresa, estão os profissionais contábeis, auditores, matemáticos, jornalistas e advogados.
O estudo não fala sobre o “fim” destas profissões ou a sua substituição completa, mas explica que o uso de softwares de chatbot devem influenciar nas habilidades de várias ocupações.
Isso porque a ferramenta se mostra muito capaz de escrever textos, fazer cálculos matemáticos, buscar soluções para os mais variados problemas, buscar datas de obrigações.
Apesar do cenário exposto pelo estudo da empresa responsável pelo ChatGPT, o Portal Contábeis decidiu utilizar a própria ferramenta para entender mais sobre o seu papel na contabilidade e como, em vez de prejudicar o setor e os empregos, pode ajudar na melhoria da rotina dos profissionais, se tornando um aliado e não um concorrente que ameaça à profissão.
Confira abaixo as imagens do bate papo do Contábeis com o ChatGPT:
Fonte: Portal Contábeis

