artisan selection travel stories escort listings exclusive offers official site ceramic mugs home decor travel stories storefront adult services local directory home decor online store urban lifestyle escort listings best deals best deals product catalog home decor official site escort listings urban lifestyle local directory ceramic mugs storefront adult services creative works best deals shop now product catalog escort listings local directory buy online urban lifestyle handmade gifts product catalog official site shop now escort listings exclusive offers online store ceramic mugs premium collection travel stories escort listings exclusive offers exclusive offers storefront local directory online store home decor city guide exclusive offers adult services urban lifestyle creative works travel stories home decor local directory home decor
Economia

Como micro e pequenos varejistas podem impulsionar as vendas pelas redes sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pela multinacional italiana de softwares de gestão, Zucchetti, em parceria com a Fecomércio Santa Catarina, 57% dos varejistas usam as redes sociais para efetivar vendas. Segundo Thiago Marques, Diretor de Marketing e Customer Experience na Zucchetti, se antes as plataformas digitais eram consideradas um diferencial competitivo, hoje em dia elas são uma alternativa singular de sobrevivência para o pequeno varejo.

“Com a pandemia, novos padrões de compras se consolidaram rapidamente. Hoje em dia, as redes sociais são grandes aliadas dos pequenos negócios, pois facilitam a comunicação com o público e permitem que o empreendedor tenha uma presença online sem um alto investimento. Porém, como hoje em dia apenas estar nas plataformas não é um grande diferencial, é preciso saber aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis para se destacar entre os concorrentes”, explica.

Para ajudar os pequenos empreendedores que querem alavancar as vendas por meio das plataformas digitais, o especialista elencou 5 boas práticas. 

Conheça o seu público-alvo

De acordo com Thiago, os varejistas devem entender quem são as pessoas que compõem sua audiência nas redes sociais. Esse cuidado é importante tanto para saber se a empresa está, de fato, se comunicando com o seu público-alvo, quanto para criar estratégias de vendas específicas. 

“Caso o empreendedor não tenha uma base de seguidores que engaje com o seu produto, ele precisa definir planos para alcançar seu público ideal. Isso inclui conhecer suas preferências, necessidades, comportamentos e, até mesmo, suas limitações”, explica. “Dessa forma, o empreendedor tem melhores chances de personalizar planos de venda e atender os clientes de maneira mais eficaz”.

Crie conteúdos relevantes e visualmente atrativos

“Não tem como escapar, o conteúdo é o que mais importa nas redes sociais. O varejista precisa capturar a atenção do público-alvo e mostrar o valor dos seus produtos de forma atrativa”, afirma. Segundo Thiago, isso pode ser feito por meio de fotos de alta qualidade, vídeos e publicações que estejam conectadas aos temas atuais. “Saber explorar assuntos factuais para divulgar os negócios pode ser uma excelente estratégia. Mas é importante que o conteúdo esteja alinhado com os interesses e necessidades do seu público, para que ele se sinta motivado a engajar”, complementa.

Mantenha uma presença constante e ativa

Nas redes sociais, apenas fazer publicações não é o suficiente – é preciso manter uma interação constante com os seguidores. Responder comentários, mensagens diretas e menções são tarefas que devem estar no radar diariamente. “Também é importante demonstrar um interesse genuíno nos feedbacks que são feitos nessas plataformas. Ter um relacionamento sólido com esse público é um fator crucial para aumentar a confiança e fortalecer o sucesso das vendas”, diz. 

Facilite o processo de compra

“Um processo de compras complexo pode desestruturar todas as boas práticas citadas acima. Por isso, o passo a passo para fechar negócio deve ser o mais simples e conveniente possível”, garante. Divulgar links diretos para páginas de produtos, utilizar botões de “comprar agora” nas postagens e oferecer a opção de fazer compras diretamente na plataforma da rede social são ações que podem ajudar. “Isso é importante tanto para manter os clientes recorrentes engajados, quanto para converter novos compradores”, complementa.

Monitore e analise os resultados

Por último, é preciso acompanhar o desempenho das estratégias listadas acima. As plataformas já disponibilizam ferramentas de análise para monitoramento de métricas, como taxa de engajamento, número de cliques e conversões. “Esses dados precisam ser avaliados, porque é a partir deles que o varejista vai saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Assim, ele consegue melhorar continuamente a abordagem nas redes sociais e maximizar os resultados”, finaliza.

Fonte: Zucchetti

Fonte: Portal Contábeis