A semana toda vem sendo marcada por anúncios de promoções nos sites e redes sociais de diversos varejistas, antecipando o Dia do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15).
Considerada a “Black Friday” do primeiro semestre, a data que ao mesmo tempo pretende homenagear os clientes, também promete agitar o comércio que não conta com grandes datas comerciais no começo do ano.
Antes de decidir fazer a compra e tomar os cuidados necessários nas plataformas online, os consumidores também devem considerar seus orçamentos e realidade financeira para que não haja comprometimento desnecessário das contas, afinal as tentações e ofertas são muitas na data.
Assim, aqueles que decidirem fazer compras no período, devem ficar atentos não só aos valores gastos, mas também nos sites de compras, nas formas de pagamento, no que está sendo ofertado, no valor do frete e mais.
Além disso, cuidado ao inserir seu cartão de crédito ou fazer Pix para sites que não são da sua confiança ou que nunca ouviu falar. Vale conferir a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui antes de finalizar seu pedido.
Confira outras dicas para se precaver neste Dia do Consumidor:
- Verificar se as promoções são verdadeiras: veja o preço do item desejado em sites e aplicativos que monitoram preços, por exemplo, Zoom e Buscapé, para conferir quais os valores aplicados normalmente e se aquele item realmente está com desconto;
- Veja se os preços nos aplicativos das lojas são os mesmos das lojas acessadas por meio dos navegadores;
- Confira o link do site: muitos golpes são feitos ao simular sites de grandes empresas, mas a ausência de um dígito ou alguma diferença pode entregar que o site é falso;
- Vai usar Pix? Veja para quem está enviando o valor: ao inserir a chave Pix da loja ou ler um QR Code, os dados na tela devem ser correspondentes ao da loja pretendida de compra. Grandes varejistas não usam CPF de pessoas físicas como chave Pix por exemplo;
- Atenção ao frete: às vezes a promoção é boa, mas o valor do frete pode se maior que do produto, então simule a compra até o final para conferir.
Fonte: Portal Contábeis