Segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC) em abril, cerca de R$ 8,15 bilhões ainda podem ser resgatados através do Sistema de Valores a Receber. Esse montante está à disposição dos cidadãos, que podem verificar e solicitar a devolução exclusivamente pelo site oficial do BC, disponível em valoresareceber.bcb.gov.br.
Para acessar os valores, os usuários devem realizar a consulta no portal do Banco Central. A liberação dos valores é feita mediante o fornecimento de uma chave Pix, que é essencial para a devolução. Caso o usuário não possua uma chave Pix cadastrada, ele deve entrar em contato com a instituição financeira correspondente para combinar a forma de recebimento ou criar uma nova chave e retornar ao sistema para completar a solicitação.
No caso de valores pertencentes a pessoas falecidas, apenas herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais estão autorizados a realizar a consulta e solicitar o resgate. Esses indivíduos devem seguir os mesmos procedimentos de consulta e solicitação através do site do Banco Central.
Avisos importantes do Banco Central
O Banco Central enfatiza que o serviço é totalmente gratuito e não há necessidade de qualquer pagamento para resgatar os valores. Além disso, o BC esclarece que não envia links por e-mail, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens, e não realiza contatos para solicitar dados pessoais. O alerta visa proteger os usuários de possíveis tentativas de fraude.
Para mais informações e para iniciar o processo de resgate, os interessados devem acessar o site oficial do Banco Central e seguir as instruções fornecidas.
Fonte: Portal Contábeis