Economia

Doações ao RS: criminosos aproveitam tragédia para aplicar golpes

O Governo do Rio Grande do Sul (RS) reativou a chave Pix oficial do Estado para receber doações para os moradores dos municípios afetados pelas fortes chuvas, mas criminosos já estão aproveitando as boas ações dos brasileiros para aplicar golpes.

Por isso, na noite deste domingo (5), o governador do Estado Eduardo Leite realizou um post em seu Instagram para alertar os cidadãos sobre estes golpistas que estão aproveitando o momento de tragédia para ganhar dinheiro.  “No meio de tanta solidariedade tem aproveitadores que usam da sensibilidade das pessoas para aplicar golpes”.

Ele reforça que, quem quiser fazer uma doação via Pix ao Estado, a única chave é o CNPJ 92.958.800/0001-38, o destinatário aparece como SOS Rio Grande do Sul e o banco favorecido é o Banrisul.

Segundo o governador, se não aparecer isso na hora da doação, é porque é um golpe simulando o Pix do Estado. 

Até agora foram arrecadados mais de R$ 38 milhões via Pix, realizados tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Os recursos serão totalmente direcionados para o apoio humanitário às comunidades afetadas pelas cheias.

Aqueles que desejam contribuir com a causa devem se atentar aos canais oficiais de doação para evitar problemas. 

Além do SOS Rio Grande do Sul, as entidades contábeis do Estado, como Sescon-RS, FENACON e outras, iniciaram campanha de arrecadação para afetados pelas chuvas. Veja como participar aqui.

Fonte: Portal Contábeis