Economia

FGTS Futuro já pode ser contratado na Caixa Econômica

Começou nesta segunda-feira (8) a nova modalidade de financiamento para a compra da casa própria, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Futuro, disponibilizada pela Caixa Econômica.

Com o FGTS Futuro, os interessados podem contratar financiamentos imobiliários utilizando os depósitos futuros de seus fundos de garantia para auxiliar na compra.

Podem aproveitar este tipo de financiamento famílias com renda mensal até R$ 2.640, ou seja, pessoas da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida.

No FGTS Futuro, em vez do depósito feito pelo empregador ir para a conta do trabalhador, ele será descontado para pegar as prestações e diminuir o saldo devedor.

Assim, vale reforçar que o trabalhador que for demitido sem justa causa e quiser levantar os valores do seu fundo, não terá acesso ao saldo da conta que já estiver comprometido com o financiamento e os valores serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

“Todo o excedente disponível na conta de FGTS é utilizado para reduzir a dívida, com exceção do recolhimento da multa rescisória de 40% no caso de demissão, que é exclusiva do trabalhador”, afirmou a nota da Caixa.

A opção do FGTS Futuro estará disponível no momento da contratação da operação para quem preencher os requisitos da modalidade.

Um dos principais diferenciais deste financiamento imobiliário é que se o trabalhador perder o emprego, os depósitos do FGTS Futuro serão suspensos por seis meses e nesse período o valor devido será considerado como  “saldo devedor da operação”. Assim, nesses meses, ao invés da parcela ser descontada, ela será somada automaticamente no valor total da dívida restante.

Fonte: Portal Contábeis