Contábil

Fraude contábil: gigante de IA enfrenta acusação

Segundo o The Wall Street Journal, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está apurando se a Super Micro Computer (SMCI), fabricante de servidores de Inteligência Artificial (IA) manipulou o seu balanço contábil para elevar artificialmente os dados operacionais.

Diante dessas acusações, na última sexta-feira (27), a companhia acabou enfrentando um cenário negativo em suas ações, quando houve uma desvalorização de 0,47%. Na mesma semana, quinta-feira (26), quando a notícia da acusação veio à tona, a empresa encerrou o dia com um topo de 12,17% em suas ações.

A investigação de uma suposta fraude iniciou depois da divulgação de um relatório da Hindenburg Research, especialista em pesquisa de investimentos, no final de agosto, apontando evidências de irregularidades nos dados contábeis da companhia.

Vale destacar que Super Micro Computer é uma fabricante de servidores e armazenamento de alto desempenho, e suas soluções se voltam para o desenvolvimento de IA.

Conforme valor de mercado, a companhia possui US$ 23,56 bilhões e sua sede fica na cidade de San José, no estado da Califórnia, Estados Unidos (EUA).

Fraude contábil

A fraude contábil acontece quando cria-se estratégias para manipular a contabilidade de uma empresa.

Entram na lista de tipos de estratégias usadas:

  • Alteração de documentos com valores falsos;
  • Erros propositais de cálculos;
  • Uso de notas fiscais frias;
  • Omissão de informações;
  • Desvio de ativos.

Com informações do e-Investidor

Fonte: Portal Contábeis