Um golpe que já foi praticado em anos anteriores agora está voltando à tona – o golpe de falsificação da conta de luz.
Na fraude, criminosos imitam os boletos de conta de energia elétrica, que fica bem parecido com as contas originais, o que dificulta o discernimento e enviam esse falso documento impresso na casa dos consumidores, como se fosse uma conta normal pendente de pagamento.
Devido ao aumento desse tipo de golpe, que foca principalmente em idosos, já que esses não costumam verificar as cobranças nos sites das fornecedoras de luz, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro fez um alerta na sua conta oficial do Instagram para que os cidadãos tenham cuidado e que “apesar de ter a identidade visual da companhia fornecedora, existem contas falsas sendo entregues nos endereços dos consumidores”.
A Defensoria possui atendimento especializado na defesa do consumidor, que pode auxiliar em casos desse tipo de golpe e os interessados, que sejam moradores do estado, podem entrar em contato pelo telefone 129 e o aplicativo Defensoria RJ.
Para evitar problemas, a conta pode ser conferida no site oficial da fornecedora de luz e o alerta deve ser acendido caso você tenha feito o pagamento de uma conta física, mas o valor continua em aberto no sistema ou no site.
Fonte: Portal Contábeis