A partir desta terça-feira (20), o Gov.br, plataforma digital do governo brasileiro, muda seu sistema de segurança, visando ampliar a proteção das contas de seus usuários. Uma das principais alterações é a reformulação da verificação em duas etapas, que passará a exigir a geração de um código de acesso sempre que uma nova autenticação for necessária. Com isso, o envio de notificações push para usuários com essa verificação habilitada será descontinuado.
Essa medida, anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), tem como objetivo simplificar o processo de autenticação, incentivando mais usuários a adotarem essa camada adicional de segurança. O secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão, Rogério Mascarenhas, destaca que a funcionalidade da verificação em duas etapas foi implementada no ano anterior para fortalecer a segurança das mais de 150 milhões de contas do Gov.br. Agora, a mudança visa facilitar seu uso e evitar acessos não autorizados, beneficiando os cerca de 9 milhões de brasileiros que já utilizam essa função.
Para utilizar essa ferramenta aprimorada, os usuários devem estar logados no aplicativo Gov.br em seus dispositivos móveis. Em seguida, é necessário acessar a seção “Segurança da Conta”, onde poderão ativar a verificação em duas etapas. Dessa forma, a cada novo acesso, será possível gerar um código no próprio aplicativo para confirmar a identidade do usuário. Essa opção estará disponível tanto na tela de login quanto na tela principal do aplicativo.
Mascarenhas ressalta a importância dessas mudanças, afirmando que estão alinhadas às melhores práticas de segurança da informação, com o intuito de evitar fraudes e golpes. Ele recomenda que todos os brasileiros utilizem a verificação em duas etapas, destacando-a como uma camada adicional de proteção para seus dados. Além disso, ele compara as medidas adotadas pelo Gov.br às práticas de segurança de bancos e grandes empresas de comunicação, visando garantir a segurança dos usuários.
Além da verificação em duas etapas, outra medida implementada em 2023 para reforçar a segurança do Gov.br foi a Gestão de Dispositivos. Desde o segundo semestre do referido ano, os usuários podem definir quais dispositivos têm acesso às suas contas, recebendo notificações sempre que um novo dispositivo tenta fazer login na plataforma. Mais de 530 mil contas já aderiram a essa funcionalidade, evidenciando a relevância das iniciativas de segurança promovidas pela plataforma.
Essas atualizações reforçam o compromisso do Gov.br em proporcionar um ambiente online seguro e confiável para seus usuários, garantindo a proteção de suas informações pessoais e promovendo uma experiência digital mais tranquila e protegida.
Fonte: Portal Contábeis