O Ministério da Previdência Social, em colaboração com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios, anunciou, nesta segunda-feira (14), uma ampliação na parceria que simplifica o processo de solicitação de benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença. Agora, os segurados poderão solicitar o benefício por meio do Atestmed em mais de 2,6 mil agências dos Correios espalhadas por todo o Brasil.
A ferramenta Atestmed permite substituir a tradicional perícia médica presencial pela análise eletrônica de documentos, facilitando o acesso aos benefícios de curta duração, como o benefício por incapacidade temporária. Esse processo visa otimizar o atendimento aos segurados, eliminando a necessidade de deslocamento até uma unidade do INSS para avaliação médica.
Expansão do atendimento e integração com o INSS
De acordo com o INSS, o objetivo da ampliação da parceria é disponibilizar o serviço de forma ainda mais ampla. Além das 1,6 mil unidades do INSS e do aplicativo “Meu INSS”, agora todas as agências próprias dos Correios estarão aptas a oferecer esse atendimento. Com isso, os segurados terão mais opções para iniciar e concluir seus pedidos de benefícios, agilizando o processo de concessão.
Através dessa parceria, a documentação necessária para a solicitação será digitalizada diretamente nas agências dos Correios e enviada para o sistema do INSS. O segurado poderá também iniciar o processo pela Central 135 e finalizar a entrega de documentos nos Correios, tendo um prazo de cinco dias para completar a submissão da documentação exigida.
Números do Atestmed e impacto na concessão de benefícios
Desde a reformulação do Atestmed, em julho de 2023, até setembro de 2024, mais de 4 milhões de pedidos de benefícios foram feitos utilizando a ferramenta. Desse total, 2.034.867 solicitações foram atendidas com sucesso, de acordo com dados divulgados pelo INSS. O benefício por incapacidade temporária, que corresponde a 78,66% de todos os benefícios concedidos, é uma das principais demandas do sistema.
Essa expansão visa melhorar a eficiência do sistema de previdência, oferecendo maior agilidade para a concessão de benefícios de afastamento por até 180 dias, especialmente no caso do auxílio-doença.
Balcão Cidadão e facilidades no cumprimento de exigências
Além de facilitar a concessão de benefícios, a parceria entre o INSS e os Correios permitirá que os segurados cumpram eventuais exigências de complementação de documentos diretamente nas agências dos Correios, através do Balcão Cidadão. Essa iniciativa visa reduzir a burocracia e os prazos de análise dos pedidos, proporcionando maior comodidade aos trabalhadores que necessitam de afastamento temporário.
Essa medida se alinha ao esforço do governo de modernizar e desburocratizar o atendimento aos segurados do INSS, oferecendo alternativas mais acessíveis e práticas, tanto para quem vive em grandes centros urbanos quanto para os moradores de regiões mais remotas, onde o acesso às unidades do INSS pode ser limitado.
Com essa ampliação, a expectativa é que o tempo de espera para a concessão de benefícios seja significativamente reduzido, beneficiando milhões de trabalhadores que dependem do sistema de seguridade social para sua proteção em momentos de incapacidade temporária.
Fonte: Portal Contábeis