No próximo dia 22 de outubro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará o leilão da folha de pagamento de aposentados e pensionistas que começarão a receber seus benefícios entre 2025 e 2029.
Conforme edital divulgado pelo INSS, o leilão será organizado em 26 lotes e os bancos interessados poderão oferecer lances para os blocos em que desejam administrar os pagamentos de benefícios, bem como serviços financeiros.
As instituições que vencerem no leilão terão a obrigação de operar também em outros lotes onde já prestam serviços.
Vale destacar que o leilão da folha de pagamento do INSS acontece desde 2009 e é renovado a cada cinco anos.
Além disso, as instituições financeiras vencedoras têm a possibilidade de operar os pagamentos e vender produtos bancários para os beneficiários por até 20 anos, ou até o final do contrato de licitação.
Para esta edição, a novidade é a restrição da portabilidade de bancos e os beneficiários terão de permanecer pelo menos 90 dias na instituição que processa o pagamento antes de poderem transferir suas contas para outras instituições bancárias.
Os segurados, durante todo esse período, poderão contratar serviços financeiros, principalmente no banco que administra o pagamento do benefício.
É importante ainda informar que os novos contratos de pagamento de benefícios não irão afetar os segurados que já recebem seus pagamentos e aqueles que estão vinculados aos bancos vencedores dos leilões anteriores do INSS irão continuar a ter seus benefícios pagos pelas mesmas instituições, sem alterações.
Com o leilão, o INSS espera arrecadar cerca de R4 2,5 bilhões, valor que se somará aos R$ 6 bilhões já obtidos com as folhas de pagamento em contratos anteriores.
O presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, acredita que o valor no leilão é fundamental para financiar o sistema previdenciário e também garantir a eficiência dos pagamentos aos beneficiários no Brasil inteiro.
Com informações da Exame
Fonte: Portal Contábeis