O período de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 começa daqui uma semana, na próxima sexta-feira, dia 15 de março.
Neste ano, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações, um aumento significativo em comparação às expectativas de 2023, quando a autarquia esperava receber 39,5 milhões de envios.
A Receita ainda divulgou que a expectativa é que 40% desse total, cerca de 17,2 milhões de envios, sejam feitos utilizando a declaração pré-preenchida, modalidade criada para facilitar o preenchimento e evitar erros.
O uso da declaração pré-preenchida mais que triplicou de 2022 para 2023, passando de 7% para 24%, totalizando 9,8 milhões de contribuintes usando a modalidade no ano passado. Agora, a expectativa é quase dobrar esse número.
A Receita revelou ainda que houve redução de pessoas que caíram na malha fina com o critério de omissão de rendimentos.
Outro dado importante foi a queda no tempo de preenchimentos utilizando a pré-preenchida. Dados da autarquia mostraram que grande parte dos contribuintes gastaram apenas entre meia e uma hora para preencher o IRPF em 2023.
Vale reforçar que a declaração pré-preenchida não elimina conferência e assistência do seu contador, só facilita o preenchimento para as partes.
Como utilizar a declaração pré-preenchida no IRPF 2024
O formato da declaração pré-preenchida está disponível para contribuintes com acesso ao sistema do gov.br com cadastro com níveis de segurança “prata” ou “ouro”.
A declaração pré-preenchida pode ser acessada em todas as plataformas de entrega de declaração, incluindo o programa para computador, o aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível tanto para Android quanto iOS) e o preenchimento online no site da Receita Federal.
Confira o passo a passo para preencher o programa em seu computador:
- Na página inicial do IRPF 2024, clique em “Nova”;
- Escolha “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida”;
- Em seguida, confirme se a declaração é “própria” ou se você vai fazer a declaração de outra pessoa, “por procuração”;
- O programa responde alertando que esses recursos requerem autenticação digital e pede a confirmação do contribuinte;
- Ao clicar em “Sim”, o programa irá direcionar para a página do sistema gov.br em seu navegador de internet. Nela, você deve informar o CPF e a senha;
- Após a confirmação no site gov.br, retorne ao programa do IR 2024 para concluir a importação dos dados da declaração pré-preenchida.
O que a declaração pré-preenchida inclui
A declaração pré-preenchida já inclui dados declarados de outros anos no IRPF e dados preenchidos a partir do cruzamento de informações que chegam à Receita.
Entre as informações presentes constam bens, salários, pagamentos, identificação de dependentes, aposentadorias recebidas, despesas com saúde, rendimentos em aplicações, imóveis adquiridos, doações efetuadas, criptoativos e mais.
Fonte: Portal Contábeis