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Negócios em 2023: conservadorismo e atenção ao orçamento

Os desafios de 2023 devem gerar um impacto em receita e também em fontes de financiamento como novas dívidas ou captação de recursos com investidores. Esse prognóstico se junta às muitas notícias de startups ajustando investimentos, demitindo em massa e revendo seus planos de crescimento.

Segundo Goldwasser Neto, cofudador e CEO da plataforma de gestão financeira Accountfy, o cenário internacional será conturbado com guerras, inflação global, mudanças significativas nas estruturas de produção e distribuição do petróleo, entre outros.

“Já o ambiente econômico brasileiro está bastante incerto. Embora tenhamos bons indicadores econômicos no final de 2022, a falta de definição e clareza na condução da política econômica e gestão fiscal pode causar instabilidade econômica, política e afetar a confiança nos agentes econômicos.”

Essa insegurança poderá impactar decisões de consumo e investimento por parte de empresas e investidores financeiros. Goldwasser sugere que as empresas sejam conservadoras na gestão de despesas e do caixa, além de controlar o orçamento de forma bem próxima, pois o cenário pode mudar a todo tempo e decisões precisarão ser tomadas rapidamente.

“Outra recomendação é, caso tenha capacidade de levantar recursos, não desperdice. Mesmo com custos mais altos no momento, a liquidez confortável é muito bem-vinda e além da segurança financeira, pode ser utilizada para aproveitar boas oportunidades que irão aparecer durante o ano”, diz.

Para garantir que o orçamento e o planejamento aguentem todas as incertezas e possam ser moldados de acordo com as eventualidades, o uso de novas tecnologias tende a gerar ganhos na otimização de despesas além de agregar em confiabilidade de precisão.

“Em um ambiente desafiador, todas essas características são bem-vindas”, afirma Goldwasser.

“Nunca é tarde para elaboração do planejamento financeiro bem como adoção de novas tecnologias. Quem é estruturado já fez todo o planejamento financeiro e já tem a modelagem em algum lugar.”

Fonte: Tamer Comunicação Empresarial

Fonte: Portal Contábeis