O pagamento do benefício Vale-Gás, conhecido também como Auxílio-Gás, está em movimento no final deste ano.
Por conta da continuidade do programa até 2026, muitos beneficiários já estão na expectativa do que está por vir já no ano que vem, 2024.
O Vale-Gás foi criado para auxiliar as famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade financeira inscritas no Cadastro Único (CadÚnico)
No ano de 2024, o programa terá algumas alterações relevantes na estrutura de valores oferecidos aos beneficiários.
A partir do próximo ano, os beneficiários perderão uma redução no valor, uma vez que o programa voltará a pagar apenas metade do preço do botijão, ao contrário do montante integral que foi ofertado nos últimos meses.
Essa mudança vai acontecer por conta do término do adicional do Vale-Gás, que só vigorará até este ano de 2023, a menos que seja editada e aprovada nova Medida Provisória.
Aqueles que podem receber o benefício são as famílias inscritas no CadÚnico, bem como aquelas com renda domiciliar mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa, bem como aqueles que fazem parte de uma família em que algum membro receba o benefício de prestação continuada da assistência social (BPC/Loas).
Inscrição
Para se inscrever no Vale-Gás 2024, a família deve estar registrada no CadÚnico.
Vale informar que o Vale-Gás não oferece garantias de pagamento, já que é o Ministério do Desenvolvimento Social quem seleciona os beneficiários.
Um outro ponto é que as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob medidas protetivas são prioritárias na seleção de beneficiários do programa.
Por fim, o Vale-Gás 2024 continuará a beneficiar milhões de brasileiros, apesar das alterações no sistema de valores. Caso se enquadre nos critérios mencionados acima, fique atento e saiba dos seus direitos.
Com informações do BM&CNews
Fonte: Portal Contábeis