Empresarial

Novo Desenrola poderá beneficiar 8 milhões de PMEs

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), anunciou na segunda-feira (19) um novo programa destinado a beneficiar aproximadamente 8 milhões de pequenas e microempresas. 

Em uma reunião do conselho superior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), França revelou que o governo está preparando uma iniciativa semelhante ao bem-sucedido “Desenrola”, que ofereceu descontos para pessoas físicas endividadas, agora voltado para os Microempreendedores Individuais (MEIs) e Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

De acordo com França, cerca de 6 milhões de MEIs enfrentam algum tipo de problema com o governo, seja por atrasos nos pagamentos mensais ou por outras formas de dívidas. 

Além desses, há um número significativo de PMEs com débitos em aberto, muitas das quais enfrentaram dificuldades com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) , que oferecia créditos com taxas de juros mais baixas do que as praticadas pelo mercado.

França destacou que uma parcela considerável das empresas que aderiram ao Pronampe se viu em dificuldades devido ao aumento significativo da taxa básica de juros, a Selic, em um curto período de tempo. 

“A pessoa pegou o recurso a 4%, 5%, mais uma Selic [taxa básica de juros] que era de 2%, 3%. E a Selic aumentou para 13% em 8 meses. Então, esse é o principal componente. Tem 7% ou 8% de pessoas que pegaram o Pronampe e hoje em dia estão devendo”, detalhou.

Com essas iniciativas, o governo busca oferecer um alívio financeiro para milhões de pequenas e microempresas que enfrentam dificuldades decorrentes da crise econômica e das condições desafiadoras do mercado, além de promover um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e ao crescimento do setor produtivo.

Fonte: Portal Contábeis