Contábil

Open Finance surge como oportunidade de diferenciação para contadores

O Open Finance tem se mostrado um fator-chave para a aceleração da oferta de serviços financeiros personalizados, impulsionando a transformação digital no setor bancário. 

No Brasil, bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) investiram R$ 2 bilhões nos últimos três anos para implementar o Open Finance. 

Esse esforço resultou em um crescimento significativo no número de consentimentos, que passou de 21 milhões em janeiro de 2023 para 42 milhões em janeiro de 2024, um aumento de 100%, conforme dados da Febraban.

Em uma realidade onde quase 8 em cada 10 transações bancárias no país são realizadas por canais digitais, concentrar o máximo de serviços em um único local facilita a relação com o cliente. E o contador pode ter papel fundamental nessa jornada.

Durante a FebrabanTech, grandes empresas apresentaram soluções para que os profissionais de finanças possam agregar mais valor aos clientes.

A ferramenta de gestão financeira lançada pelo Sicredi em parceria com a Celero, por exemplo, exemplifica como a tecnologia pode otimizar a gestão financeira de pequenas e médias empresas (PMEs), integrando serviços de fluxo de caixa, emissão e gestão de boletos, notas fiscais e pagamentos.

A Head do segmento PJ na Sicredi, Stella Fraiha, destacou a praticidade e eficiência da ferramenta.  “Ouvimos muito falar sobre extrato bancário, caderninho, planilha. Com essa ferramenta, tudo isso fica de lado. Passa a centralizar numa ferramenta única”.

Segundo Fraiha, a tecnologia também auxilia na redução de tempo e aumento de eficiência. “Um associado conseguiu reduzir em 37% os atrasos de pagamentos após implementar a ferramenta.

O Co-Founder e CEO da Celero, João Tosin, destacou que a tecnologia oferece recursos específicos para contadores. “A ferramenta permite que o contador tenha maior facilidade para controlar a sua carteira e trabalhar, de fato, em conjunto com o cliente para que ele seja uma ferramenta de gestão eficiente”, disse.

O Open Finance representa uma oportunidade significativa para os contadores se posicionarem como parceiros estratégicos de seus clientes, oferecendo soluções que vão além da contabilidade tradicional. 

Com a capacidade de acessar e analisar dados financeiros de múltiplas fontes, os contadores podem fornecer insights valiosos e ajudar os clientes a tomarem decisões mais informadas e estratégicas.

Fonte: Portal Contábeis