Tecnologia

Operação para combater fraudes na Black Friday

Na Black Friday deste ano, segundo um levantamento da Méliuz, mais de 95% dos entrevistados pretendem comprar, sendo que o e-commerce é a plataforma favorita na hora de escolher os produtos, apontada por 98% das pessoas como o seu principal canal. No entanto, justamente por ser um período de alta demanda é preciso muito cuidado. Isso porque os golpistas sabem que há uma grande movimentação de pessoas e transações financeiras e se aproveitam disso.

Em tempos de IA generativa, como proteger os negócios? A Netskope, unicórnio de segurança em nuvem, possui forte presença no mercado global com uma nuvem privada de segurança para seus clientes e, acompanhando a demanda do mercado, já está focada no uso da Inteligência Artificial.

O country manager da Netskope, Claudio Bannwart, acredita que é um caminho sem volta. “A inteligência artificial generativa pode desempenhar um papel importante na segurança durante a Black Friday de várias maneiras. Uma delas é na detecção de fraudes. Algoritmos de IA podem analisar padrões de comportamento de compra, identificar transações suspeitas e até prever atividades fraudulentas com base em dados históricos”, explica Bannwart.

Além disso, a IA generativa também pode ser usada para aprimorar a segurança cibernética. Ela pode identificar padrões de ataques, detectar vulnerabilidades em tempo real e até mesmo ajudar a desenvolver estratégias proativas para prevenir ameaças de segurança.

Podem também analisar o fluxo de clientes para otimizar o posicionamento de caixas e equipes, identificar áreas congestionadas para redirecionar clientes e evitar aglomerações e ainda efetuar a contagem automática de estoque para garantir que os produtos mais desejados estejam disponíveis.

Minha loja foi atacada. E agora?

Caso a empresa sofra um ataque cibernético, ser capaz de recuperar rapidamente os dados para restabelecer depressa os negócios é fundamental. O tempo de inatividade de apenas alguns minutos pode causar danos financeiros e à reputação de um varejista, especialmente durante períodos de pico, como a Black Friday. Nesse cenário, uma estratégia forte de backup e restauração rápida é fundamental para manter as operações de vendas, e precisa funcionar perfeitamente antes e durante a Black Friday.

Lembre-se dessa regra básica: os dados de backup devem ser armazenados em um local remoto e seguro, longe do local principal dos negócios. Vale também identificar e corrigir vulnerabilidades antes de datas que proporcionem maior volume de vendas.

Fonte: Netskope

Fonte: Portal Contábeis