Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar o benefício por incapacidade diretamente nas mais de 2,6 mil Agências dos Correios, utilizando o Atestmed, que permite o requerimento e envio da documentação médica de forma digital, fazendo a análise à distância, sem agendamento presencial na Previdência.
A parceria entre o INSS e os Correios tem objetivo de agilizar o processo de concessão do antigo auxílio-doença. Para fazer a solicitação, basta ir até uma das agências credenciadas, que contam com ajuda de um funcionário no local, e preencher a solicitação e incluir a documentação.
O pedido também pode ser feito inicialmente no site do Meu INSS, no aplicativo ou no telefone 135 e depois a documentação apresentada nos Correios em até cinco dias.
Caso haja alguma inconsistência ou inconformidade com o atestado apresentado, nesse caso o sistema encaminhará para a perícia presencial.
O atestado médico deve conter, em versão digital ou impressa, o nome completo do segurado, data de emissão do documento médico (não superior a 90 dias), inclusão do diagnóstico ou código CID, assinatura do profissional emitente, com sua identificação no conselho de classe e prazo estimado de afastamento especificado, em dias, preferencialmente.
Clique aqui e confira a lista completa de Agências dos Correios que fizeram a parceria com o INSS em todo o Brasil.
Fonte: Portal Contábeis