No dia 13 de maio, o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou a implementação de novas medidas de apoio à população afetada pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul (RS).
Para as famílias que estavam financiando imóveis por meio do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), ou do Pró-Cotista, usando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , podem fazer a solicitação para suspender as cobranças para a Caixa Econômica Federal.
Segundo o ministro, essas famílias, ainda, podem optar por uma pausa de até seis meses nos pagamentos dos financiamentos de imóveis.
O objetivo dessa medida é evitar que as famílias comprometam ainda mais suas rendas diante de uma situação de calamidade que o estado gaúcho passa.
Para solicitar a suspensão dos pagamentos, os cidadãos devem ligar no número 0800 104 0104 e informar a situação.
Pausa serve também para outros estados?
Para os cidadãos que se encontram fora do estado gaúcho, a boa notícia é que o pagamento das prestações pode ser adiado por mais dois meses.
A medida começou a valer na última semana de julho do ano passado para os financiamento de imóveis pelo MCMV, nas faixas 1,5,2 e 3 ou Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE).
Apesar dessa informação, há algumas regras a serem cumpridas para pedir a pausa nos pagamentos de financiamento imobiliário Caixa, confira:
- Pessoa física com contratos em dia ou com até 180 dias em atraso;
- Pessoa jurídica com contratos em dia ou com até 60 dias em atraso;
- Clientes que utilizaram o FGTS para reduzir uma parte da prestação.
Além disso, se o cidadão pediu uma pausa temporária de 120, não é preciso se preocupar, já que é possível pedir a prorrogação por mais 60 dias e, quem ainda não optou pelo recurso pode pedir por um período de 180 dias.
Uma outra questão a ser levantada é que durante o período de pausa, o contrato de financiamento não fica livre de juros remuneratórios, seguros e taxas, assim, todo valor das prestações adiadas fica no saldo devedor do seu contrato e deve ser parcelado no prazo que restar.
Assim, é importante frisar que esse recurso é apenas um adiamento, e não a suspensão do pagamento.
Para pedir a prorrogação do financiamento imobiliário, o cidadão pode acessar o aplicativo Habitação Caixa ou através dos telefones 3004-1105, 0800-726-0505 ou 0800726-8068.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social e Serasa
Fonte: Portal Contábeis