artisan selection travel stories escort listings exclusive offers official site ceramic mugs home decor travel stories storefront adult services local directory home decor online store urban lifestyle escort listings best deals best deals product catalog home decor official site escort listings urban lifestyle local directory ceramic mugs storefront adult services creative works best deals shop now product catalog escort listings local directory buy online urban lifestyle handmade gifts product catalog official site shop now escort listings exclusive offers online store ceramic mugs premium collection travel stories escort listings exclusive offers exclusive offers storefront local directory online store home decor city guide exclusive offers adult services urban lifestyle creative works travel stories home decor local directory home decor
Empresarial

PMEs: como montar uma estratégia comercial?

Nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs), ainda que o volume de transações seja menor, a operação focada no crescimento dos negócios torna a rotina complexa, assim como nos grandes centros empresariais.

Um outro ponto que também deve ser considerado é o impacto da carga tributária no negócio e os prejuízos comerciais com a perda de um único cliente, por exemplo, são mais sensíveis para pequenos e médios negócios.

Diante disso, na rotina de uma PME, diversos funcionários são multifuncionais, tornando, muitas vezes, difícil para todos os profissionais-chave pararem para uma reunião de alinhamento.

E é justamente nesse esforço que ações estratégias começam a ganhar definição e maneiras de monitorar sua eficiência para o negócio, além de ser fundamental fazer planejamentos com todos os envolvidos.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, para que uma PME tenha uma estratégia comercial assertiva e eficiente é necessário ter um funil de marketing, possibilitando a visualização de leads preparados para abordar boas estratégias comerciais.

Para que isso aconteça, deve-se definir qual vendedor será responsável por cada um, para assim iniciar um processo investigativo e que entenda a realidade atual do que será prospectado.

Por exemplo, nas PMEs é comum que um vendedor e o dono sejam os responsáveis por essas abordagens, mas, com essa definição bem clara, cada um terá uma carteira de clientes para gerenciar e extrair o máximo de vendas, seja com novos consumidores, seja com aqueles já convertidos.

À vista disso, uma das técnicas mais eficientes é o chamado SPIN selling, uma vez que coloca o vendedor na condução do processo de aquisição do cliente ao perguntar temas que acabam mapeando o cenário atual e os elementos que cercam seu problema.

Por meio dessa prática, o vendedor analisa quais seriam as implicações de não solucionar o problema, conseguindo verificar junto com o cliente qual a solução mais personalizada possível.

Além disso, a ferramenta pode garantir o sucesso do consumidor e oferecer um tratamento personalizado que o usuário atual exige.

Vale ainda ressaltar que a empresa deve estar sempre alinhada e em busca de melhorias, usando ferramentas disponíveis para alcançar suas metas.

Traçar uma estratégia comercial é um dos pilares centrais do sucesso de uma PME. Adotando práticas sólidas, alinhadas aos objetivos da empresa e estar disposto a se adaptar às mudanças são pontos cruciais para garantir a sustentabilidade e crescimento no mercado competitivo.

Fonte: Portal Contábeis