A Receita Federal do Brasil fez um alerta para cidadãos e órgãos públicos sobre tentativas de golpe relacionados aos leilões eletrônicos feitos pela entidade.
Na prática, o golpe, que tem sido feito em Minas Gerais, os municípios ou órgãos municipais recebem uma ligação de alguém que se apresenta como servidor responsável pelos leilões da Receita.
O golpista informa o nome e cargo de um servidor que realmente trabalha para a entidade e, no momento, oferece alguma vantagem para o órgão municipal participar do leilão e relaciona alguma mercadoria que pode ser útil para ele.
Caso o município fique interessado no leilão, o golpista pede um depósito de R$ 2.000 para despesas voltadas para taxas e despachantes. Feito o depósito na conta, o contato desaparece.
A fim de tornar mais verídica a identidade do falso servidor, os criminosos simulam até mesmo perfis em redes sociais.
Diante dessa situação, a Receita informa que não entra em contato ofertando participação em leilão para nenhum participante.
Além disso, a entidade reforça que o pagamento pelas mercadorias arrematadas em leilão é feito via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e jamais mediante depósitos ou transferências bancárias para contas de terceiros.
Leilões oficiais
Para participar de leilões oficiais da Receita, o interessado deve acessar um único canal disponível, via site oficial do órgão.
O sistema está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para fazer lances e propostas.
Caso o interessado pelo leilão queira saber mais informações sobre o Sistema de Leilão Eletrônico da Receita Federal, o mesmo deve acessar o site oficial da entidade.
Assim, quaisquer outras páginas ou formas de se passar pela Receita são falsas e podem lesar as pessoas que acabam acessando.
Golpes
Os golpes em nome da Receita Federal são uma realidade bastante comum.
Tendo em vista os diversos tipos de crimes cometidos usando o nome da entidade, percebe-se que, cada vez mais, os golpistas tentam deixar o falso ainda mais verdadeiro.
Durante o ano, o Portal Contábeis informou alguns desses tipos de fraudes aplicadas, a fim de alertar os usuários e leitores.
Dentre os golpes mais comentados estão:
- Golpe da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF);
- Golpe da malha fina;
- Golpe da restituição do Imposto de Renda (IR);
- Golpe do Desenrola Brasil.
Fonte: Portal Contábeis