Empresarial

Recursos do Pronampe podem se tornar permanentes

Está em análise no Senado Federal, um projeto de lei (PL) que pretende tornar permanente os recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) .

A intenção com o projeto é aumentar o financiamento e reduzir os custos para o setor.

Vale lembrar que o Pronampe foi criado no ano de 2020, a partir de proposta apresentada e aprovada no Congresso Nacional para ajudar micro e pequenos negócios a não fecharem as portas em meio a pandemia da Covid-19.

Na época, o Pronampe foi bem sucedido e os parlamentares decidiram torná-lo permanente, também, a disponibilidade de dinheiro para financiar as atividades de micro e pequenos empresários.

Conforme o texto, está previsto que os recursos não usados do Fundo Garantidor de Operações (FGO), possam ser empregados para a cobertura de novos empréstimos ao invés de retornarem para a conta do Tesouro Nacional.

De acordo com o senador Esperidião Amin, na ausência de novos aportes no Pronampe, há um risco de que o programa fique inoperante, a partir de 2025.

Até o momento, o projeto que torna permanente a disponibilidade de recursos para o Pronampe está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Caso ele seja aprovado na CAE, seguirá para a Câmara dos Deputados, a menos que haja pedido para que a proposta seja votada também em plenário.

Fonte:

Fonte: Portal Contábeis