Recentemente, o Banco Central divulgou a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) que aponta a redução da taxa Selic de 11,75% para 11,25%. Essa queda da taxa básica de juros sinaliza um cenário propício para o aquecimento do mercado imobiliário neste ano.
Ana Carolina Osório, especialista em Direito Imobiliário, explica que a redução da taxa Selic resulta em uma redução dos juros dos financiamentos imobiliários. “O custo do financiamento é reduzido e, consequentemente, é esperado um aumento do volume de transações imobiliárias”, destaca.
Segundo a especialista, não há aspectos negativos em relação ao mercado imobiliário, apenas uma significativa oportunidade.
“A taxa Selic está alta há muitos anos e o mercado imobiliário consequentemente está bastante estagnado em alguns setores. Então, a expectativa é essa de que o mercado imobiliário seja fomentado, em decorrência da redução do custo do financiamento”, afirma Osório.
A queda da taxa Selic pode influenciar na valorização dos imóveis, já que uma grande demanda por propriedades tende a elevar os preços. Além disso, a diminuição da taxa também pode beneficiar os proprietários dos imóveis que já possuem financiamentos em andamento. Isso ocorre tendo em vista que os índices de correção também podem diminuir.
Fonte: It Comunicação Integrada
Fonte: Portal Contábeis