Empresarial

Sebrae lança curso voltado para fomentar empreendedorismo feminino

Nesta sexta-feira (8) foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres e para celebrar e valorizar as mulheres brasileiras que estão cada vez mais presentes no cenário empreendedor, o Sebrae lança a jornada “Mulheres em Foco”, uma iniciativa voltada à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres donas de negócios do país. 

O curso gratuito tem a proposta de fortalecer o amadurecimento socioemocional e técnico das empreendedoras por meio de interações on-line em aulas ao vivo, da troca de experiências e da criação de uma rede de apoio para impulsionar o sucesso de suas empresas e negócios. As inscrições já estão abertas aqui e as aulas começam no dia 11 de março.

Serão cinco dias de curso (em média 2h por dia) e nas aulas as empreendedoras passarão por etapas de fortalecimento da autoimagem, da autoconfiança, além do aprimoramento da capacidade de tomada de decisão e das habilidades de comunicação e liderança. 

Podem se inscrever mulheres que querem abrir ou formalizar um negócio, jovens empreendedoras, microempreendedoras individuais (MEI) , artesãs, do agronegócio, entre outras áreas.

As primeiras turmas têm início no próximo dia 11 de março. A oferta de turmas será continuada, de março a outubro, com turmas em horários matutinos, vespertinos e noturnos (aulas 10h, 16h e 19h). 

“Nosso objetivo é promover uma rede sólida de empreendedorismo feminino, capacitando e apoiando mulheres em seus negócios”, destaca a gestora da Unidade de Soluções do Sebrae, Fernanda Vernieri. 

Ela lembra que, de acordo com estudo recente do Sebrae, a cultura machista ainda é um grande obstáculo enfrentado pelas donas de empresas, que afeta diretamente o desenvolvimento das capacidades socioemocionais dessas mulheres. “Enquanto 85% dos homens entrevistados afirmaram ter segurança e autoconfiança na gestão da empresa, entre elas essa proporção é de 70%”, acrescenta.

Participantes podem entrar em grupo para trocar experiências

Além das aulas, após a inscrição as participantes já ingressam em uma comunidade no WhatsApp para trocar experiências e conteúdos exclusivos e recebem mentorias em grupo com uma especialista do Sebrae.

A Jornada “Mulheres em Foco” foi desenvolvida com base em pesquisas que identificaram as necessidades das empreendedoras brasileiras. Nos últimos cinco anos, o programa Sebrae Delas atendeu mais de 14 milhões de mulheres e 4 milhões de CNPJs quem têm empreendedoras como sócias ou proprietárias ativas.

Os cinco pontos do Mulheres em Foco:

  • Autoimagem – por meio do curso será possível identificar os impactos dos estereótipos de gênero na sua própria confiança. A aula vai apoiar na sua apresentação para as outras participantes do grupo;
  • Autoconfiança – serão apresentadas ferramentas para comunicar-se com assertividade e segurança, com o objetivo de enfrentar o medo do julgamento e recuperar-se dos desafios;
  • Comunicação – a participante conhecerá instrumentos de negociação e técnicas de comunicação não-violenta, além de orientações para ser mais segura, clara, assertiva e persuasiva em diferentes canais, construindo relacionamentos autênticos;
  • Tomada de decisão – será possível identificar obstáculos enfrentados na comunicação e negociação e serão utilizadas ferramentas de fortalecimento da autoconfiança para momentos de tomada de decisão;
  • Liderança – serão aprofundados benefícios da mentoria e das redes de apoio. Além disso, será oferecida orientação sobre como cultivar parcerias com aliados e defensores para o enfrentamento de preconceitos, a ressignificação de crenças limitantes e a superação de dificuldades.

Sebrae Delas

É um programa do Sebrae que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. A iniciativa é uma forma de orientar e inspirar as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes e fechar novos contratos. Por ano, a ação atende cerca de 100 mil mulheres distribuídas por todo o país. 

Com informações Agência Sebrae

Fonte: Portal Contábeis