O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) desenvolveu uma nova ferramenta para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para melhorar a oferta de empréstimos consignados para os servidores públicos federais.
Com o novo sistema, que é uma evolução do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), as empresas interessadas em oferecer empréstimos consignados para esse público já podem enviar toda documentação exigida para o pré-cadastro em formato 100% digital.
A evolução do módulo Sigepe traz mais agilidade e transparência no processo de aprovação de novas consignatárias, pondo fim ao envio físico de documentos em papel. Os empréstimos consignados podem ser feitos por um aplicativo especialmente destinado ao servidor público federal, o SouGov.br.
“Com a modernização do sistema, os documentos são enviados digitalizados de uma só vez e a validação de várias certidões e documentos são feitas de forma totalmente automatizada, através de APIs integradas. O contrato também é gerado eletronicamente, as assinaturas realizadas digitalmente e todo fluxo de cadastro é registrado no sistema, permitindo à consignatária, o acompanhamento de todo o processo”, explica o superintendente de Digitalização de Governo do Serpro, Felipe Paraense Serra.
SouGov.br
O Sigepe é a plataforma que viabiliza e fornece informações necessárias para o SouGov.br, aplicativo disponível para cerca de um milhão e trezentos mil servidores públicos federais ativos, aposentados ou pensionistas, e utilizado para visualização de informações financeiras, cadastrais, solicitações, consignações, entre outros.
A plataforma Sigepe atualmente é formada por 41 sistemas disponíveis e outros 5 sistemas que se encontram em desenvolvimento, automatizando os mais de 170 serviços hoje disponíveis no SouGov.br para este público alvo.
Com informações Serpro
Fonte: Portal Contábeis