No contexto tecnológico, os usuários devem estar atentos aos conteúdos que circulam, principalmente para não cair em golpes ou até mesmo ter os seus celulares e computadores invadidos por vírus.
Assim como o spam, agora é a vez do slop, termo que ganhou força quando se refere a conteúdos de Inteligência Artificial (IA) ruins ou até mesmo indesejados nos resultados de busca na internet.
Além disso, o termo se tornou ainda mais evidente quando o Google incorporou seu modelo de IA Gemini em resultados de busca nos Estados Unidos da América (EUA).
O serviço tem como objetivo resolver uma consulta diretamente com um pedaço de texto no topo de determinada página que usa o Gemini para formar o melhor palpite que o usuário está em busca.
De acordo com o diretor do Northwestern University’s Center for Advancing Safety of Machine Intelligente, Kristian Hammond, o problema do modelo atual é que a informação está sendo apresentada como uma resposta definitiva, ao invés de um ponto de partida para a pesquisa.
Ele explica que quando o usuário pesquisa algo, ele recebe o que precisa pensar, e “o que está acontecendo, nessa integração com modelos de linguagem, é algo que não encoraja o usuário a pensar”.
Vale destacar que o slop é usado para descrever um material de IA de baixa qualidade que aparentemente surgiu em reação ao lançamento de geradores de arte de IA no ano de 2022.
Com informações da Folha de S. Paulo
Fonte: Portal Contábeis