Milhões de brasileiros se unem em uma onda de solidariedade para auxiliar os gaúchos que enfrentam os desdobramentos da pior tragédia climática do país. Além das tradicionais doações, uma alternativa se destaca: contribuir diretamente via declaração do Imposto de Renda, sem custo adicional.
Como contribuir:
- Acesse o programa do IR 2024 e localize a ficha “Doações Diretamente na Declaração”;
- Escolha entre direcionar sua doação para fundos destinados a crianças ou idosos;
- Seleciona o tipo de fundo desejado: estadual, especificando o Rio Grande do Sul, ou municipal, identificando o estado e município de preferência;
- Indique o valor a ser doado e confirme.
Modelo da Declaração
A doação realizada na declaração é viável apenas no modelo completo, onde todas as despesas elegíveis são detalhadas para dedução do imposto, conforme ressalta Domingos
É aconselhável preencher todos os gastos dedutíveis, simulando a opção de declaração completa. Posteriormente, verifique o quadro “Opção de Tributação” para visualizar o imposto a ser pago ou restituído para cada modelo.
Esta iniciativa oferece uma oportunidade valiosa para contribuir com o auxílio aos necessitados e reforça a importância da solidariedade em momentos de crise.
Saiba como ajudar
O Governo do Rio Grande do Sul ativou a chave Pix do próprio governo para arrecadar valores para as vítimas das enchentes. A conta é a mesma utilizada para auxílio aos temporais ocorridos em 2023.
A conta bancária é a SOS Rio Grande do Sul, com chave Pix – CNPJ 92.958.800/0001-38 instituição – Banrisul.
Leia mais:
Governo antecipará restituição do IRPF 2024 aos atingidos pelas chuvas no RS
Fonte: Portal Contábeis