A Receita Federal divulgou que recebeu mais de 30 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 até às 16h45 desta quinta-feira (23). Faltando, hoje, apenas sete dias para o fim da entrega desta obrigação, a Receita ainda espera receber mais 13 milhões de declarações até o dia 31 de maio.
Assim, até o momento, a autarquia recebeu 70,5% das declarações esperadas para este ano, com previsão de alcançar o recebimento de 43 milhões de documentos.
De acordo com os dados divulgados pela Receita Federal, cerca de 66,7% das declarações recebidas até agora têm direito a receber restituição de impostos pagos a mais, enquanto 18,4% terão que pagar Imposto de Renda e 14,9% não têm imposto a pagar nem a receber.
A forma preferida de preenchimento foi pelo programa baixado no computador, alcançando 81,4% dos declarantes, seguido pelo preenchimento online no site da Receita, com 10,7% da preferência e por último ficou o aplicativo Meu Imposto de Renda, sendo a forma de preenchimento de apenas 7,8% das declarações enviadas até agora.
Outro número importante percebido pelas declarações feitas é que 40,1% dos contribuintes optaram por usar a declaração pré-preenchida. No ano passado, a entrega usando a modalidade somou 24% das entregas totais.
Fonte: Portal Contábeis