A atriz consagrada no cinema, teatro e televisão, Fernanda Montenegro, teve seus benefícios bloqueados por dificuldades de comprovação da prova de vida do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) .
Além desse problema, Montenegro também revelou que ao tentar acessar o aplicativo Meu INSS, descobriu que foi vítima de fraudes no sistema, com troca de e-mail e senha.
Desde 2019 a atriz parou de receber seus dois benefícios (aposentadoria e pensão por morte do marido) mesmo ao tentar fazer a prova de vida.
Diante disso, o INSS considerou que ela havia “morrido” e, segundo o colunista Ancelmo Gois, quatro anos depois, a mesma conseguiu na Justiça Federal ganho de causa que obriga o órgão a depositar os valores retroativos, somados em mais de R$ 334 mil.
Um dos detalhes que foram detectados nesse processo são as fraudes que culminaram na suspensão do benefício, alterando os dados pessoais da atriz, entre eles e-mail e senha de acesso.
No ano de 2022, a atriz tentou regularizar sua situação, já que percebeu que os benefícios estavam sendo depositados e sacados por outra pessoa, evidenciando sucessivas fraudes praticadas por agentes não identificados junto ao INSS, diz o defensor da atriz na ação.
INSS diante do caso
Conforme o INSS, os benefícios foram cessados em 2019 devido a falta de prova de vida e, na ocasião, o procedimento ainda era exigido dos segurados.
Vale lembrar que, desde o ano passado, a comprovação de vida acontece por meio do cruzamento de dados dos segurados baseado em informações cadastrais do governo, especialmente biometrias.
“No caso da atriz, com a confirmação da prova de vida, o INSS reativou os benefícios e determinou o pagamento dos retroativos. Fernanda, no entanto, alegou que não sacou os valores referentes ao período em que não recebeu a aposentadoria e a pensão. Mediante a denúncia, o INSS fez apuração interna e não detectou irregularidade. Em seguida, o instituto acionou a Polícia Federal (PF) para abertura de inquérito para apuração do caso. A investigação corre em sigilo desde 2022”, declarou o instituto em nota.
O instituto ainda acrescentou que não chegou a ser intimado da última decisão do caso e assim que for, informará nos autos do processo as informações solicitadas.
Com informações do InfoMoney
Fonte: Portal Contábeis