Tecnologia

ChatGPT: 5 comandos que economizam horas de trabalho

Nos últimos meses, com mais pessoas testando e aplicando em suas rotinas comandos do ChatGPT, as discussões acerca do quanto tecnologias de inteligência artificial (IA) irão impactar o mercado de trabalho aqueceram.

A OpenAI, empresa responsável pela criação do ChatGPT, realizou uma pesquisa junto a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, para identificar quais cargos serão mais impactados pelo avanço da IA. 

Após analisar 1.016 postos de trabalho, a pesquisa apontou que tecnologias podem reduzir em até 50% o tempo de conclusão de uma tarefa, sendo os mais expostos à automação cargos como:

  • Matemáticos;
  • Contadores;
  • Escritores
  • Web designers;
  • Jornalistas;
  • Secretários.

De acordo com o CTO da ReportFlex e criador da plataforma de IA Robotizia, Rodrigo Gimenes, o fato de serem cargos mais expostos à automação não faz deles cargos em extinção. 

“Os profissionais que souberem usar as funcionalidades certas e dominarem os prompts de comando poderão ser beneficiados pela IA, posto que tarefas que antes demandavam mais tempo de execução podem ser realizadas em poucos segundos com comandos do ChatGPT. O papel do humano é fundamental no processo, já que a IA pode produzir erros que só um profissional é capaz de identificar”, explica.

Gimenes selecionou cinco comandos do ChatGPT que, quando utilizados, geram economia de tempo de trabalho, otimizam o expediente e melhoram os índices de produtividade. Confira cada um deles:

1. Brainstorm para projetos

Gimenes pontua a rapidez com que a IA mapeia assuntos de interesse em diversas áreas como uma funcionalidade que ajuda a ganhar um tempo precioso no brainstorm de projetos. 

“A etapa de pesquisa para extrair ideias para uma pauta ou projeto demanda horas, até mesmo dias, da rotina do profissional. O robô, quando recebe comandos como ‘Faça uma lista com 10 ideias de nomes para um projeto voltado para saúde de pessoas com idade acima de 60 anos’, é capaz de realizar a geração de nomes em segundos, cabendo a tomada de decisão aos profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto”, comenta.

2. Extração de insights de relatórios ou textos

A velocidade com que os robôs analisam dados e identificam os pontos de destaque em um texto, até mesmo de um livro, resulta em ganho de produtividade para o profissional. 

“Ao dar comandos como ‘Faça uma lista dos pontos-chave do texto a seguir’ ou ‘Faça uma lista dos insights revelados a partir da análise dos dados a seguir’, o profissional tem acesso, em pouco tempo, às informações mais relevantes contidas nos materiais sem precisar demandar horas de estudo e leitura”, orienta ele.

3. Resumo simplificado de textos complexos

Além da extração de insights, a IA é capaz de reescrever textos complexos em versões mais simplificadas, de modo a melhorar o entendimento do leitor sobre o conteúdo. 

“Há materiais, como artigos científicos, que são de difícil compreensão e exigem um maior tempo do profissional para interpretá-los da maneira correta, identificar insights e implementá-los no seu trabalho. O robô é capaz de reescrever textos complexos a partir de um comando simples, algo como ‘Reescreva o texto a seguir com linguagem simples para um iniciante’”, diz o CTO.

4. Geração de textos assertivos com foco em marketing digital

Empreendedores, redatores e profissionais da área de marketing podem tirar grande proveito das tecnologias de IA. 

“Em poucos segundos, o robô gera textos que trazem em si a melhor estratégia com foco na conversão em vendas. Os algoritmos são eficientes na redação otimizada voltada para postagens, anúncios e e-mails marketing. Basta inserir o comando ‘Faça um texto para uso no Instagram divulgando uma campanha de marketing de uma loja de calçados femininos, com clientes jovens, que oferece 10% de desconto na primeira compra’. Dar mais detalhes da campanha no comando ajuda na geração de textos ainda mais personalizados”, ensina.

Ele complementa dizendo que o resultado pode ser aprimorado pelo profissional quando publicado com boas estratégias de tráfego e responsividade no engajamento com clientes que interagirem com os canais de divulgação da empresa.

5. Suporte na resolução de problemas

Imprevistos acontecem, e dependendo da complexidade podem levar horas até que uma solução eficiente seja encontrada. Gimenes recomenda o uso de tecnologias de IA para auxiliarem no processo de busca por soluções. 

“O robô é capaz de não só encontrar a solução, como também de instruir o passo a passo mais indicado para a resolução do problema na prática. Basta inserir como comando, por exemplo, ‘Faça um passo a passo para resolver o problema de falha na fórmula de cálculo da média no Excel, com instruções claras de execução’. Em segundos a solução estará na tela e o profissional terá condições de resolver o problema e continuar trabalhando em sua tarefa”, conclui o especialista.

Com informações do 33giga

Fonte: Portal Contábeis